Projeto Cultura Livre nas Feiras em Floresta ano de 2012



O Projeto

O objetivo do projeto Cultura Livre nas Feiras, do governo do Estado de Pernambuco, é reforçar a tradição cultural das feiras livres das várias regiões do Estado, como espaço onde tudo acontece e onde o povo está, tornando-se um recanto privilegiado para o artista popular, unindo a arte de vender à poesia, ao aboio, à cantoria, à dança e à música dos tantos artistas e grupos que circulam pelo interior do estado.

O projeto onde o artista está

Em cinquenta feiras de várias regiões, o projeto identifica talentos e reforça relações com os artistas e grupos locais.

O projeto em Floresta

Em Floresta, o projeto está sendo uma oportunidade de valorização dos artistas e grupos culturais locais, os quais, muitas vezes não têm oportunidade de se apresentar recebendo um cachê significativo.
Tem sido ainda uma oportunidade concreta para a divulgação da cultura popular e dos referenciais existentes nas raízes culturais de Floresta.

A 1ª Edição do Projeto, ocorreu no dia 29 de junho de 2012, onde se apresentaram o grupo Forró Futuka, a Orquestra de Pífanos de Floresta e o grupo de pagode Coisa de Pele.

GRUPO COISA DE PELE


A segunda edição aconteceu no sábado dia 28/07/2012, onde apresentaram-se a banda de Pífanos Filhos do Pajeú e o Grupo de Danças Flor do Pajeú, dançando a Mazurca.
Os dois grupos são da Comunidade Quilombola Filhos do Pajéu e foram criados a partir do trabalho de resgate das tradições culturais, realizado pelo Instituto Cultural Raízes junto aos quilombolas.

Na terceira edição ocorrida em 25/08/2012, aconteceram as apresentações do grupo Forró Pé de Serra Caroá, do Grupo Cultural Dandara e do Trio Pajeú (formado por um dos mais tradicionais sanfoneiros da região, Pedro Euzébio.

CRIANÇAS DO GRUPO DANDARA DANÇANDO O COCO DE RODA

CRIANÇAS DO GRUPO DANDARA DANÇANDO XAXADO

PRÉ-ADOLESCENTES E ADOLESCENTES DO GRUPO DANDARA DANÇANDO O XAXADO

PRÉ-ADOLESCENTES E ADOLESCENTES DO GRUPO DANDARA DANÇANDO O COCO DE RODA

O Grupo Cultural Dandara em sua apresentação deu destaque a várias danças folclóricas de nosso Estado e do Nordeste, tais como: Coco de Roda, Ciranda, Samba de Roda e Xaxado.


XAXADO AO VIVO COM O TRIO PAJEÚ

Estes foram os momentos que marcaram as três primeiras edições do projeto na cidade de Floresta/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 anos de Luto, Dor e Tristeza, por uma perda irreparável

                    Há cinco anos, no início daquela noite uma imensa tristeza e um profundo pesar tomou conta de todos nós, ao sabermos do ...