ESCOLINHA DE FUTSAL DO VULCÃO

Primeira atividade realizada pela Escolinha de Futsal do Vulcão em abril de 2015

No mês de abril de 2015, a cidade de Floresta/PE recebeu uma ação inovadora e pioneira, desta feita uma iniciativa do Instituto da Juventude em parceria com o Instituto Cultural Raízes e a Comunidade do Bairro do Vulcão, que deu origem a criação de uma Escolinha de Futsal para atender às crianças (meninos e meninas) do Bairro.

O projeto é pioneiro, pois pela primeira vez é constituída uma Escolinha de Futsal numa comunidade tida como da periferia de Floresta-PE, trazendo mais dignidade para as pessoas e mostrando um dos aspectos positivos do Bairro.

Tendo sido idealizado inicialmente para atender ao público da comunidade, o projeto acabou inovando à medida em que chamou a atenção de crianças e adolescentes de outras ruas próximas e até de outros bairros, os(as) quais também foram recebidos na Escolinha. 

Para participar da Escolinha às crianças e adolescentes interessadas tem de se inscrever (com autorização dos pais e/ou responsáveis) e apresentar cópia da Certidão de Nascimento, além de comprovar a matrícula e frequência Escolar. 

As inscrições são gratuitas e abertas para crianças e adolescentes da comunidade do Vulcão e demais interessados(as).

Primeira Equipe Feminina Pré Mirim da Escolinha de Futsal do Vulcão
A Escolinha de Futsal do Vulcão iniciou suas atividades, contando com duas equipes Pré Mirim masculino, duas Pré Mirim feminino, além de equipes Mirim e Infantil masculino, reunindo em torno de 75 participantes, com idades que vão dos 08 aos 16 anos de idade.

Os recursos necessários para a manutenção do Projeto partem do Instituto da Juventude, ONG sem fins lucrativos, com sede na cidade de Altinho/PE e, que desenvolve trabalhos também no sertão pernambucano desde o ano de 2007 e, especialmente em Floresta desde o ano de 2009, onde já vinha apoiando as ações sócio culturais do Instituto Raízes (com o qual mantém parceria) na manutenção do Maracatu Afrobatuque de Floresta e em vários eventos realizados na cidade e na região e, que também aplica em Floresta, a maior parte dos recursos recebidos, provenientes de sua prestação de serviços no município.

Segunda Equipe de Pré Mirim Feminina

De acordo com Libânio Neto, Coordenador do Projeto: "a idéia de criar a Escolinha de Futsal surgiu a partir do interesse das crianças e adolescentes do bairro em praticar o esporte, os quais todos os dias se dirigem à quadra para ali se divertirem e jogar".

A Escolinha de Futsal do Vulcão, conta com uma coordenação técnica e supervisão permanente, que cuidam de manter a orientação da prática esportiva e a disciplina necessária.

"A expectativa maior com a criação da escolinha foi a de proporcionar a vivência do esporte de forma organizada e disciplinada, contribuindo para a formação de futuros atletas/cidadãos, bem como de proporcionar uma ocupação adequada do tempo livre de cada um, distanciando-os do mundo das drogas e outros males que atingem especialmente adolescentes e jovens em Floresta e região", afirma Libânio Neto e, acrescenta que "conseguimos estabelecer uma verdadeira harmonia entre as crianças e adolescentes da comunidade, reduzindo significativamente os comportamentos agressivos e equilibrando em certa medida as relações (antes conflitantes) entre meninos e meninas".

Primeira Equipe do Pré Mirim Masculino

Em relação ao investimento financeiro do Projeto, informou Elenildo Arraes, Coordenador Geral do Instituto da Juventude, que "foram aplicados mais de R$ 8.000,00 (oito mil reais), num primeiro momento (entre abril e agosto de 2015), na compra de sapatos, padrões esportivos, coletes e bolas.

No ano de 2017, as atividades estiveram paralisadas (num período de 5 meses) por falta de condições financeiras, haja vista que não mais pôde ser mantida a parceria com o Instituto da Juventude e, sem contar com outro tipo de apoio ou parceria.

No mês de agosto de 2017, as atividades foram retomadas atendendo em torno de 40 meninos e meninas nas idades de 8 a 17 anos, com programação reduzida, até que se consiga os recursos financeiros necessários para ampliar o atendimento.

A manutenção da Escolinha de Futsal tem um custo mensal em torno de 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) para pagamentos de ajudas de custo aos voluntários, compra de material esportivo e despesas administrativas".

No presente momento, a coordenação das atividades estão sendo realizadas pelo Diretor Presidente do Instituto Raízes, Libânio Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 anos de Luto, Dor e Tristeza, por uma perda irreparável

                    Há cinco anos, no início daquela noite uma imensa tristeza e um profundo pesar tomou conta de todos nós, ao sabermos do ...